sábado, 17 de abril de 2010

Decorreu quinta-feira, dia 15 de Abril, a quinta sessão de replicação na Escola Secundária Domingos Rebelo.
Depois de alguns esclarecimentos sobre a implantação dos Novos Programas e a aprovação das actas das duas reuniões anteriores, iniciámos a sessão com o visionamento dos testemunhos presentes no site do Plano Nacional de Leitura. Tentei, desta forma, motivar os meus colegas para a competência da Leitura e apresentar-lhes algumas sugestões de abordagem deste recurso audiovisual com os alunos: brainstorming sobre a leitura; exercícios de compreensão oral; interacção oral sobre os testemunhos preferidos; debate; …
A partir deste recurso, desenvolvemos um momento de partilha sobre a importância da leitura, a educação para a leitura, o papel da família, actividades já desenvolvidas para incutir e desenvolver hábitos de leitura, …
O conceito de professor-mediador mereceu também a nossa atenção e inquietação, já que sem a presença da família não é possível desenvolver hábitos consistentes de leitura. Outro aspecto importante relaciona-se com o apetrechamento da Biblioteca da nossa escola de acordo com a lista de obras apresentadas no programa.
Sensibilizei, depois, os colegas para a importância da definição de um Plano anual de leituras da turma, embora estas devam ser organizadas no Departamento Curricular não se prevendo a exequibilidade de o docente ter uma lista diferente para cada turma que lecciona. Alertei ainda para o facto desta lista estar circunscrita aos referenciais mínimos, ao referencial de textos, à lista de obras e à relação de títulos da nossa Biblioteca.
Em seguida, projectei um powerpoint com algumas frases/expressões-chave retiradas do GIP da leitura, divulgando também os recursos “ A educação literária” e “Contextos promotores da leitura” disponibilizados na Formação através de diapositivos.
Já numa fase final da reunião, relembrei os resultados esperados na Leitura para o 3º ciclo, acautelando a existência de três fases no desenvolvimento das actividades da competência da leitura: pré-leitura; leitura; pós-leitura (discussão/ interpretar /problematizar).
Antes de terminar a sessão, assinalei a importância da diversificação dos textos e das actividades de leitura, recordando que o professor deve ter uma noção concreta da utilidade do texto que vai levar até aos alunos, não tendo a veleidade de fazer tudo com o mesmo texto.

Nesta sessão foi novamente levantada a questão da carga lectiva da disciplina de Língua Portuguesa considerada insuficiente para poder operacionalizar as dinâmicas do novo programa. Para além disso, os colegas foram unânimes na necessidade de colaboração da família para inspirar e ampliar hábitos de leitura imprescindíveis para uma consistente aprendizagem da língua e da sua aplicação na escrita. Outras questões levantadas prendem--se com o elevado número de alunos por turma e o número de turmas de Língua Portuguesa distribuídas a cada docente.

No que diz respeito à próxima sessão de replicação, aguardo a publicação na plataforma das sequências didácticas, já que neste momento ainda não considero ter a informação suficiente e preciso de comparar o trabalho do meu grupo com outros para poder dinamizar uma sessão sobre esta temática.

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