quarta-feira, 30 de junho de 2010

6ªSessão de Acompanhamento

Balanço da 6ª sessão de Acompanhamento

Ponto 1

Hoje, dia 29 de Junho, pelas nove horas da manhã e com uma duração de quase quatro horas, decorreu a 6ª sessão de replicação dos Novos Programas na Escola Secundária Domingos Rebelo.
Mais uma vez, atempadamente convocados, os docentes deram início aos trabalhos com a aprovação da acta da reunião anterior, partindo depois para a abordagem do primeiro ponto da ordem de trabalhos : “ Sequências Didácticas”.
Através da projecção de um powerpoint da autoria da professora replicadora, foram dadas indicações importantes sobre o assunto em análise, abrangendo sempre as dúvidas, as reflexões e os comentários dos colegas. Depois da projecção do material de apoio fornecido pelos formadores, foi entregue em papel a versão final de sequência didáctica organizada pelo grupo da replicadora aquando do Módulo IV de formação. Este documento foi, assim, alvo de uma leitura e interpretação atentas , assim como o esclarecimento colocado na plataforma pela formadora Filomena Morais.
Numa segunda parte da sessão, depois da partilha de dúvidas e ansiedades , de vários pedidos de esclarecimento e de uma breve referência à sequência intitulada “Alerta Amarelo”, o grupo de trabalho centrou a sua atenção no GIP da escrita.
Sendo assim, para além do material de apoio do módulo IV, a professora replicadora apresentou algumas frases lapidares do GIP, proporcionou o visionamento de um excerto da famosa entrevista de Mário Crespo a António Lobo Antunes, pedindo, depois, aos colegas que, em grupo, fizessem uma breve reflexão sobre os aspectos positivos e menos positivos das actividades previstas no GIP para o 3º ciclo.
A sessão de trabalhos terminou com a apresentação das considerações dos colegas, tendo o grupo apreciado o texto encorajador enviado pela Senhora Directora Regional, doutora Fabíola Cardoso.
Antes de encerrar os trabalhos, a docente dinamizadora da reunião entregou em versão papel a sistematização gentilmente fornecida pela Doutora Helena Montenegro e que versa vários conteúdos do Conhecimento Explícito da Língua. Os docentes concordaram que era preferível, durante as próximas semanas, fazerem um estudo solitário desse material antes de um momento de partilha e de leitura em conjunto.


Ponto 2

A grande dificuldade que tive nesta sessão foi a de conseguir agendá-la, perante a sobrecarga de trabalho que todos temos tido. Desta maneira se justifica esta data tão tardia, salientando que, mesmo assim, a reunião surgiu antes de três reuniões com directores de turma para preparação de matrículas e de uma entrega de avaliações aos encarregados de educação.

Ponto 3
Mais uma vez os colegas reconhecem as potencialidades do Novo Programa, confirmam a grandeza do trabalho por desenvolvimento de competências e descritores de desempenho, acreditam nas hipóteses de criarmos cidadãos com uma literacia superior, mas, desconfiam da capacidade de operacionalização das dinâmicas do Novo Programa mantendo-se o número de alunos por turma, as condições de trabalho das salas de aula não apetrechadas, a carga lectiva horária semanal da disciplina, a falta de cultura escolar e de valorização do conhecimento de muitos dos nossos alunos, o número de turmas atribuído a cada docente e a reduzida disponibilidade efectiva de componente não lectiva dos professores que lhes permita trabalhar em parceria, preparar as suas actividades lectivas e acompanhar devidamente os progressos dos seus alunos, especialmente, a nível da escrita.

Ponta Delgada, 29 de Junho de 2010
Rute Melo e Sousa

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