terça-feira, 19 de janeiro de 2010

2º Módulo de Formação dos Programas de Português do Ensino Básico
( 12 e 13 de Novembro)

Reflexão

Após alguns minutos catárticos e sublimadores de angústias, ansiedades, medos e contestações, o segundo módulo de formação iniciou-se com uma breve actividade de grupo intitulada “Cruzar percepções de práticas e analisar necessidades no CEL”.
Com esta actividade, que foi depois alargada ao grande grupo constituído pelas duas turmas, pudemos partilhar práticas e reflectir sobre a necessidade de reformular metodologias e técnicas de abordagem. Desde logo, pude constatar que a Nova Terminologia da Gramática é também motivo de preocupação por parte dos meus colegas.
Depois, a partir de um estudo da DGIDC, fomos confrontados com a “Visão global da experiência dos docentes relativamente ao ensino da Língua Portuguesa”, o que nos permitiu centrar a nossa atenção no Conhecimento Explícito da Língua, enquanto competência nuclear e desenvolver um exercício de anualização.
Este exercício revelou-se muito proveitoso pela sua dimensão alargada aos três ciclos de ensino, o que nos possibilitou, mais uma vez, um trabalho em dinâmica de progressão de ciclos.
No segundo dia, a actividade de análise de propostas de escrita recolhidas em vários manuais revelou-se extremamente consciencializadora das nossas falhas, dos nossos progressos e também das nossas pequenas vitórias. Mais uma vez insistiu-se na escrita processual, na divulgação dos textos, nas etapas da escrita, na revisão do texto e nas listas de verificação.
Devo confessar que, no dia 13 de Novembro, ao sair da Escola Canto da Maia, levava comigo uma carga enorme de informação , de dúvidas, de sentimentos de incapacidade e uma enorme vontade de parar um pouco e , como se fosse possível, esquecer tudo o que me tinha sido pedido,… ainda que a minha preocupação principal seja em relação aos meus colegas de escola, pois são eles que eu represento e eles contam comigo para servir de elo de ligação para todas as solicitações que o Novo Programa nos apresenta.


Percebi, no entanto, que tinha três prioridades fundamentais: dar a conhecer aos professores de Língua Portuguesa da minha escola o Programa; treinar com eles exercícios de anualização; produzir materiais e explorar os guias de implementação do programa (GIP).
Em relação à anualização, fiquei confusa, mas, talvez com uma leitura atenta da documentação de apoio, consiga encaminhar os meus colegas.

Sem comentários:

Enviar um comentário