sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

teste Formonline

Iniciado em
Sexta, 23 Outubro 2009, 15:59
Data de conclusão
Sexta, 23 Outubro 2009, 16:13
Tempo gasto
14 minutos 11 segundos
Pontuações
70.75/100
Nota
7.1 out of a maximum of 10 (71%)
Question 1
Pontuações: 6
Assinale a afirmação seguinte como Verdadeira ou Falsa.Os alunos do 3.º ciclo atingirão uma desenvoltura progressiva nas formas de ler e de interpretar uma grande variedade de tipos de textos se, no 2º ciclo, lerem muitas narrativas da literatura infanto-juvenil.
Resposta:
Verdadeiro Falso
Correcto
Pontuação para esta pergunta: 6/6.
Question 2
Pontuações: 6
Assinale a afirmação seguinte como Verdadeira ou Falsa.
Os alunos do 2º ciclo desenvolverão maior autonomia no tratamento da informação fornecida no modo oral, se tiverem aprendido, no 1º ciclo, a recorrer a técnicas para registar e organizar informação.
Resposta:
Verdadeiro Falso
Correcto
Pontuação para esta pergunta: 6/6.
Question 3
Pontuações: 7
Seleccione as opções que correspondem a conceitos-chave do programa.
Escolha pelo menos uma resposta
Escolha pelo menos uma resposta

a. Corpus textual

b. Desempenho

c. Objectivos

d. Conteúdo

e. Competência
Parcialmente correcto
Pontuação para esta pergunta: 2.3/7.
Question 4
Pontuações: 7
Escolha as alternativas que correspondem à perspectiva defendida no texto programático para completar a afirmação «O professor de português é...»
Escolha pelo menos uma resposta
Escolha pelo menos uma resposta

a. ... o responsável pelas decisões de operacionalização

b. ... o promotor das propostas do(s) manual(is)

c. . ... o gestor de recursos variados

d. ... o transmissor dos conteúdos elencados no programa

e. ... o agente do desenvolvimento curricular

f. ... o facilitador de contextos de aprendizagem significativos.
Parcialmente correcto
Pontuação para esta pergunta: 3.5/7.
Question 5
Pontuações: 6
Assinale a afirmação seguinte como Verdadeira ou Falsa.
Os alunos do 2º ciclo serão capazes de sistematizar aspectos essenciais do conhecimento explícito da língua (CEL), se tiverem aprendido, no 1º ciclo, a explicitar regras e procedimentos nos diferentes planos.
Resposta:
Verdadeiro Falso
Incorrecto
Pontuação para esta pergunta: 0/6.
Question 6
Pontuações: 7
Indique os referenciais que o Professor de Português deve ter em conta na tomada de decisões de operacionalização do Programa.
Escolha pelo menos uma resposta

a. Projecto Curricular de Turma

b. Programa de Português do Ensino Básico

c. Quadro Europeu Comum de Referência

d. Projecto Educativo de Escola

e. Manual adoptado
Parcialmente correcto
Pontuação para esta pergunta: 4.7/7.
Question 7
Pontuações: 7
Da lista de documentos e iniciativas a seguir apresentada, escolha o referencial que não foi tido em conta na reelaboração do Programa de português.
Seleccione uma resposta.
Seleccione uma resposta.

a. Português Língua não Materna no Currículo Nacional (2005)

b. A Língua Materna na Educação Básica: competências nucleares e níveis de desempenho (1997)

c. Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais (2001)

d. Programa Nacional do Ensino do Português (2006)

e. Plano Nacional de Leitura (2007)

f. Dicionário Terminológico (2008)
Correcto
Pontuação para esta pergunta: 7/7.
Question 8
Pontuações: 7
Escolha a sequência que corresponde à respectiva estrutura.
Currículo Nacional do Ensino Básico
Escolha... Objectivos, conteúdos Competências gerais, competências específicas, conteúdos Competências, descritores de desempenho, conteúdos

Programa de 1991
Escolha... Objectivos, conteúdos Competências gerais, competências específicas, conteúdos Competências, descritores de desempenho, conteúdos

Programa de Português do Ensino Básico, 2009
Escolha... Objectivos, conteúdos Competências gerais, competências específicas, conteúdos Competências, descritores de desempenho, conteúdos

Correcto
Pontuação para esta pergunta: 7/7.
Question 9
Pontuações: 6
Assinale a afirmação seguinte como Verdadeira ou Falsa.
Os alunos do 3º ciclo vão-se apropriando de mecanismos textuais progressivamente mais complexos em que utilizam a linguagem escrita para pensar, para comunicar e para aprender se, no 2.º ciclo, tiverem usado regularmente a escrita para responder a questionários de interpretação dos textos lidos.
Resposta:
Verdadeiro Falso
Correcto
Pontuação para esta pergunta: 6/6.
Question 10
Pontuações: 7
Na lista a seguir, assinale quatro critérios relevantes para a constituição dos corpora textuais nos três ciclos.
Escolha pelo menos uma resposta
Escolha pelo menos uma resposta

a. Representatividade dos textos

b. Complexidade dos textos

c. Diversidade textual

d. Intertextualidade

e. Literariedade das obras

f. Integridade das obras
Parcialmente correcto
Pontuação para esta pergunta: 1.8/7.
Question 11
Pontuações: 6
Assinale a afirmação seguinte como Verdadeira ou Falsa.
No 1.º ciclo, os alunos deverão ser capazes de utilizar com autonomia processos de planificação, textualização e revisão, com recurso a instrumentos de apoio e ferramentas informáticas.
Resposta:
Verdadeiro Falso
Correcto
Pontuação para esta pergunta: 6/6.
Question 12
Pontuações: 7
Seleccione a opção que não constitui um princípio orientador do Programa.
Seleccione uma resposta.
Seleccione uma resposta.

a. Exclusividade do texto programático para garantir a todos uma relação com a língua norteada pelo rigor, correcção e adequação

b. Integração das competências gerais e específicas enunciadas no currículo nacional

c. Papel identitário e patrimonial da língua portuguesa nas suas múltiplas componentes: cultural, histórica, social, artística, geográfica, simbólica...

d. Progressão coerente e sequenciada entre ciclos e articulação com o ensino secundário

e. Transversalidade do Português enquanto língua de escolarização
Correcto
Pontuação para esta pergunta: 7/7.
Question 13
Pontuações: 6
Assinale a afirmação seguinte como Verdadeira ou Falsa.
No final do 4.º ano, os alunos deverão ser capazes de dizer textos poéticos memorizados com clareza e entoação adequadas.
Resposta:
Verdadeiro Falso
Incorrecto
Pontuação para esta pergunta: 0/6.
Question 14
Pontuações: 6
Assinale a afirmação seguinte como Verdadeira ou Falsa.
Os alunos do 3.º ciclo serão capazes de expor e comparar ideias, desenvolver raciocínios e pontos de vista, argumentar e contrapor opiniões, analisar e avaliar as intervenções de outros se, no 2º ciclo, tiverem aprendido a apresentar e defender opiniões, justificando com pormenores ou exemplos e terminando com uma conclusão adequada.
Resposta:
Verdadeiro Falso
Correcto
Pontuação para esta pergunta: 6/6.
Question 15
Pontuações: 9
Escolha o Conteúdo que está associado a cada um dos Descritores de Desempenho.
3.º ciclo: Sistematizar funções sintácticas internas ao grupo verbal.
Escolha... Estratégias discursivas Pertinência e cooperação/Frase interrogativa Texto oral e texto escrito Complemento, predicativo, modificador Relato, paráfrase e síntese Complemento modificador

2.º ciclo: Distinguir funções sintácticas de constituintes exigidos e não exigidos pelo verbo.
Escolha... Estratégias discursivas Pertinência e cooperação/Frase interrogativa Texto oral e texto escrito Complemento, predicativo, modificador Relato, paráfrase e síntese Complemento modificador

2.º ciclo: Respeitar princípios reguladores da actividade discursiva, na colocação de perguntas.
Escolha... Estratégias discursivas Pertinência e cooperação/Frase interrogativa Texto oral e texto escrito Complemento, predicativo, modificador Relato, paráfrase e síntese Complemento modificador

3.º ciclo: Reformular posições na interacção oral, considerando pontos de vista contrários.
Escolha... Estratégias discursivas Pertinência e cooperação/Frase interrogativa Texto oral e texto escrito Complemento, predicativo, modificador Relato, paráfrase e síntese Complemento modificador

2.º ciclo: Distinguir traços característicos do oral.
Escolha... Estratégias discursivas Pertinência e cooperação/Frase interrogativa Texto oral e texto escrito Complemento, predicativo, modificador Relato, paráfrase e síntese Complemento modificador

3.º ciclo: Reproduzir o material ouvido recorrendo a técnicas de reformulação.
Escolha... Estratégias discursivas Pertinência e cooperação/Frase interrogativa Texto oral e texto escrito Complemento, predicativo, modificador Relato, paráfrase e síntese Complemento modificador

Parcialmente correcto
Pontuação para esta pergunta: 7.5/9.
Nome de utilizador: Rute Sousa. (Sair)
FPP

Sem comentários:

Enviar um comentário