sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

3ª sessão de replicação - dia 14 Janeiro

Ontem, dia 14 de Janeiro ocorreu a terceira sessão de replicação dos Novos Programas de Língua Portuguesa na Escola Secundária Domingos Rebelo.
A reunião teve início com a recuperação da leitura do GIP do CEL, tendo novamente reiterado a necessidade de encarar o Conhecimento Explícito da Língua como uma competência nuclear ainda que transversal. Foi feita uma leitura seleccionada e comentada de excertos do Programa referentes ao CEL, tendo , também, o grupo de trabalho reflectido sobre algumas das propostas de actividades apresentadas no CEL e analisado a lista de verificação das actividades de conhecimento explícito da língua. Apresentei ainda a obra Oficinas de escrita modos de usar de António José Vilas-Boas, tendo aconselhado a sua leitura atenta.
Em relação à produção escrita, foram visionados e comentados os diapositivos referentes a esta competência, que estão disponíveis na plataforma moodle .
Como balanço final da sessão, devo salientar que os colegas consideram que, por vezes, nas propostas de laboratório gramatical e noutras actividades do CEL alguns passos são dispensáveis. Em relação à oficina de escrita, metodologia já do conhecimento do grupo de trabalho, acham-na bastante enriquecedora, mas muito morosa, daí a necessidade de também no 7º e no 8º anos a carga lectiva dos alunos ser aumentada em um segmento, tal como aconteceu para o 9º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário