sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

4ª sessão de replicação

Ontem, dia vinte e um de Janeiro, reuniram-se novamente os docentes de Língua Portuguesa do 3º ciclo da Escola Secundária Domingos Rebelo para darem cumprimento à seguinte ordem de trabalhos: A compreensão oral; Análise do programa com base num guião de leitura.
Depois da distribuição de um conjunto de fotocópias consideradas relevantes para a compreensão da dinâmica da Oficina de escrita ( Oficinas de escrita modos de usar de António José Vilas-Boas), uma vez que poucos docentes tinham acesso à obra, concentrámos as nossas atenções na competência da Compreensão Oral.
Para isso, projectei os materiais disponíveis na plataforma criados a partir do texto “A estrela de água”, que foram atentamente analisados pelos colegas. Seguidamente ,utilizei a sequência de diapositivos sobre o assunto em análise e disponibilizada no segundo módulo de formação.
Esta projecção possibilitou a troca de experiências entre os colegas e a consciência do que já é feito e do que é preciso fazer.
No que diz respeito à segunda parte da sessão, considerei pertinente partilhar com os meus colegas uma versão aperfeiçoada das respostas ao guião de leitura do programa que havia sido resolvido em grupo no primeiro módulo de formação. Achei que essa poderia ser uma forma de fechar o ciclo de sessões de replicação que já se prolonga há três sessões, uma vez que nos permite recuperar a dimensão interciclos e de progressão do Novo Programa.
Ainda antes de terminarmos a reunião, tivemos alguns minutos para partilhar produções recentes de materiais de colegas já com a metodologia do Laboratório Gramatical.
Senti que os colegas aproveitaram essas últimas quintas-feiras à tarde não só para conhecerem o Novo Programa, mas também para partilharem experiências, o que é sempre profícuo.

Sem comentários:

Enviar um comentário