terça-feira, 19 de janeiro de 2010

material da 1º replicação

Escola Secundária Domingos Rebelo
Formação no Âmbito dos Novos Programas de Português para o Ensino Básico
Replicação do 1º módulo – 1 e 2 de Outubro

Ø O Programa de Português do Ensino Básico, homologado em Março de 2009, encontra-se disponível em http://sitio.dgidc.min-edu.pt. Também está disponível na reprografia um exemplar para fotocópia.

Ø O Novo Programa será implementado em 2010/2011 nos 1º, 3º, 5º e 7º anos.

Ø A acção de formação abrange cerca de 80 professores, distribuídos por quatro turmas, com os seguintes locais de formação: EBI Canto da Maia ( duas turmas) , ES Jerónimo Emiliano de Andrade e EBS de São Roque do Pico.
Ø A formação divide-se em 50 horas presenciais e 70 horas em formação à distância
( plataforma Moodle).
Ø O acompanhamento nas escolas será realizado pelos professores participantes na formação, em reuniões, com uma periodicidade mensal, a marcar pelos Conselhos Executivos, nos dias definidos para o efeito.

Ø Na Região Autónoma dos Açores, a formação para o novo Programa de Português será dada em articulação com a implementação do Currículo Regional e com a elaboração do Plano Regional de Leitura.
Þ O Currículo Regional pretende a selecção de temas transversais da açorianidade e a produção de materiais adaptados a essas temáticas.
Þ A SREF está a tentar implementar o PNL nos Açores, enquanto a equipa de Língua Portuguesa do Currículo Regional está a elaborar o PRL.
Ø A Formação está a cargo dos seguintes docentes: José Carlos Pereira, Serafina Roque, Gabriela Rodrigues, Filomena Morais e Arminda Magalhães.

O contexto em que se formaram os Novos Programas :
« Dificuldades dos alunos (devidamente comprovados pelos estudos PISA 2000 e pelo Projecto Investigação e Ensino da Língua Portuguesa (IELP)
« Dificuldades/Necessidades sentidas pelos professores
1. Ausência de materiais de apoio fiáveis, de qualidade;
2. Os manuais escolares são referidos como importantes instrumentos de trabalho e de avaliação. A estruturação das actividades e a tipologia de exercícios propostos pelos professores aos seus alunos têm eco nas propostas dos manuais;
3. Há mudanças na aula de Língua Portuguesa, ainda que permaneça um modelo tradicional, assente na exposição e na aplicação, construído em torno da leitura orientada do texto literário;
Mas …
A escrita conquistou o seu lugar nas aulas de língua materna, com o trabalho de aperfeiçoamento e de reescrita.
A oralidade parece ser ainda mais invocada do que trabalhada, dado que é muitas vezes entendida como o diálogo espontâneo em sala de aula.
O funcionamento da língua é trabalhado, mas com pouco investimento nas novas situações de uso.
É necessário ir mais além na progressão da complexidade das tarefas e na selecção de actividades adequadas ao objectivo de aprendizagem, para que não surjam as mesmas tarefas em todos os anos e para trabalhar qualquer conteúdo.
O rigor e a uniformização no domínio da metalinguagem trarão vantagem no diálogo entre todos os intervenientes.
« Dificuldades do sistema
Torna-se necessário articular todos os textos programáticos anteriormente desligados:
Þ Programas de 1991;
Þ O Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais (2001)- define as competências gerais e as competências específicas estabelecidas para aquele nível de ensino, incluindo para a disciplina de Português;
Þ O Programa Nacional do Ensino do Português – em curso desde 2006, procura aprofundar a formação dos professores de Português do 1º ciclo;
Þ O Plano Nacional de Leitura – a decorrer desde 2007;
Þ A Conferência Internacional sobre o Ensino do Português - que decorreu em Lisboa, em Maio de 2007 e da qual emanou um conjunto de recomendações;
Þ O Dicionário Terminológico – publicado em 2008 e disponível na DGIDC, fixa os termos a utilizar no conhecimento explícito da língua.
« Recomendações da Conferência Internacional sobre o Ensino do Português ( 7 a 9 de Maio de 2007)
( ver material da formação em powerpoint)

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