terça-feira, 19 de janeiro de 2010

2ª replicação

Ontem, dia 7 de Janeiro, com a duração de cerca de noventa minutos, teve lugar, na Escola Secundária Domingos Rebelo, a segunda reunião de Replicação dos Novos Programas de Português, contando com a participação dos docentes que leccionam a disciplina ao 3º ciclo.
Iniciando a reunião com a projecção do "puzzle sobre a prática integrada das várias competências", centrei, depois, a nossa reflexão no Conhecimento Explícito da Língua, enquanto competência nuclear ainda que transversal. Para isso, projectei algumas expressões e excertos do Programa de Português que julgo pertinentes para o entendimento do tipo de trabalho que se pretende para o desenvolvimento da capacidade de conhecer e explicitar a forma como a nossa língua funciona. Abordei, assim, entre outros, a existência dos vários planos do CEL, os resultados esperados e a necessidade de anualização, remetendo sempre para a consulta do Programa. Alertei, também, para a consulta das Brochuras do PNEP que constam no "site" da DGIGC e apresentei uma proposta de anualização referente ao verbo.
Numa segunda parte da reunião, disponibilizei algumas fotocópias do GIP do CEL, apresentando o documento de trabalho.Salientei, contudo, a necessidade de uma leitura individual das suas páginas iniciais antes da apresentação das propostas de actividades.
Tivemos, ainda, alguns minutos para folhear e tentar compreender o que é uma actividade de Laboratório Gramatical, a partir do exemplo disponível nos recursos do moodle da Formação.
Ao longo da sessão, os colegas mostraram-se atentos e receptivos, ainda que se sintam sobrecarregados com tantas solicitações.
A sessão de trabalho terá continuação na próxima semana, na Quinta-Feira, como foi definido desde o início do ano lectivo, uma vez que esse bloco de noventa minutos é comum aos professores do 3º ciclo e faz parte da sua componente não lectiva.
a formanda
Rute Melo e Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário